Pular para o conteúdo principal

Dicas Para Escritores Iniciantes

Olá amores e amoras! Depois de um tempo ( eu sei!), Um longo tempo, venho trazer para vocês o TOP 5 dicas para você, que é como eu e está escrevendo seu primeiro romance, ou então pretende começar a escrever seu primeiro livro.

Antes de mais nada, gostaria de deixar claro que estas dicas não são dicas de uma profissional, pois eu não sou, mas são dicas que têm me ajudado e funcionado para mim nessa jornada de escrever meu livro.

Sem mais delongas, vamos às dicas:

1ªDica da Tia: Tenha uma história

O que eu quero dizer com "tenha uma história"? É simples! Você tem que ter a idéia básica de sua história, seja ela um romance dramático, uma ficção científica, um romance policial, etc. Deve saber o começo, o meio e o fim da história. Acalme-se! Não estou falando que deve saber "tintin por tintin", ou melhor dizendo, detalhe por detalhe, mas que deve saber pelo menos o básico, vou dar um exemplo para facilitar as coisas:

   Digamos que você escolha escrever um romance policial. Você deve saber qual vai ser sua história. Digamos que o início da história seja um ex- militar que foi desertado com desonra e por fim se envolve com pessoas as quais não sabia que eram "do mal", portanto se mete em uma enrascada e o o final se dará com ele, obviamente ou não, se livrando dessa enrascada.

Entenderam?.. Antes de escrever uma história você tem de tê-la em mente.


2ª Dica da Tia: Como deve ser contada a história?


Escolha a narrativa, se será em 1ª ou 3ª pessoa, que são as mais comuns e mais fáceis de se trabalhar. Como iniciante, aconselho que você trabalhe com a primeira pessoa, pois é mais fácil articular a história e faz o leitor se sentir ainda mais íntimo do personagem o prendendo à história, de certo modo.
Lembre-se: Se escolher escrever a história em primeira pessoa, saiba que o personagem não sabe dos pensamentos alheios, então fique atento quanto a isso.

3ª Dica da Tia: Quantas palavras?

Sofri muito para achar essas informações e vou compartilhar aqui com vocês de bom coração. As perguntas que me assolaram e creio que assolam vários iniciantes é: QUANTAS PALAVRAS UM LIVRO DEVE POSSUIR? QUANTAS PALAVRAS TÊM DE TER UM CAPÍTULO?!

Não tenham medo. Um livro para ser considerado um romance de fato, não pode conter menos que 50.000 palavras. Eu sei, um número com tantos zeros assusta. Mas quando escrevemos, vemos que duas mil palavras, por exemplo, são poucas comparadas ao que queríamos inserir ali. Vejamos, se um livro tem 60.000 palavras com 30 capítulos ao todo, como encontramos em vários livros , podemos dividir em média 2.000 palavras por capítulo. Estão vendo? Não é um bicho de sete cabeças. Raciocinando assim, temos certa facilidade de levar nossa idéia adiante.

4ª Dica da Tia: Quanto devo escrever por dia?

Sinceramente, para uma mente de escritor(a), nos impõr um horário para a escrita é como nós colocar em uma prisão onde a criatividade e a vontade da prosa não entram. Minha dica é: Quando sentirem aqueles desejo imensurável de escrever, quando um milhão de idéias vêm se atropelando em sua mente, escreva! Largue tudo e escreva! Se estiver totalmente ocupado(a) faça lembretes das idéias que teve. O fato é que ninguém escreve uma coisa de qualidade quando está sem criatividade, vontade e etc. Não tem como, por mais que as outras pessoas e demais posts de outros blogs te digam o contrário, dizendo que há formas de se inspirar, uma coisa é fato: a obra sai totalmente diferente quando a inspiração está em você do que quando você tenta forçá-la a vir à tona.

5ª Dica da Tia : Não saia por aí contando suas idéias/histórias

Acredite, o principal erro de José foi ter contado aos seus irmãos seus sonhos, e se naquela época não podia confiar na sua própria família, no seu sangue, quem dirá nos dias atuais confiarmos nos que são e não são do nosso sangue, e sim, quero dizer os colegas, os amigos, os melhores amigos, os BFF's. Se for contar para alguém, escolha bem essa pessoa, aconselho contar apenas para o seu editor( risos sarcásticos).

Uma outra dica extra que eu aqui, a Tia Sam, dá para vocês ( quem dera se eu estivesse sendo paga para essa merchandising que estou fazendo graça, se quiserem pagar, eu aceito com prazer!), é escrever seu livro pelo aplicativo Wattpad, disponível para Android, e me perdoem por não saber se também está disponível para IOS, mas creio que esse app, ou outras plataformas estarão disponíveis. O app consiste em livros abertos ao público, lpodenddo o usuário ler os livros ou escrever os seus próprios, mas o que mais me agrade nele, é a oportunidade de fazer o seu livro alcançar diretamente seu público, é assim você cria uma idéia do que deles procuram na sua história e de quem você ser aproxima mais, faixa etária, sexo, etc.

Se quiserem dar uma olhada no meu livro, comentar e votar lá pra me ajudar a divulgar ele, o meu precioso. O título é : "Casa Comigo?" . Antes de mais nada, PLÁGIO É CRIME! E segundamente, se quiserem me mandar mensagem por lá para dar dicas, ou pedir dicas, estarei sempre a disposição. Enfim, aqui está o link pra quem quer ler e ajudar:

http://my.w.tt/UiNb/a5Tilk1qQA

Espero que essas dicas tenham sido úteis para vocês que como eu estão querendo escrever seus próprios livros! Um beijo e um queijo e até o próximo Post! 💋🧀

Comentários

Post mais vistos

Unboxing Bíblia Lettering JesusCopy

Olá amores e amoras!! Como vocês estão? Espero que estejam ótimos!! O post de hoje é meio que um unboxing prá lá de especial para mim, pois depois de muuuuuito tempo ( e bota muito tempo nisso), após muita necessidade e desespero consegui comprar minha bíblia! Sério, vocês não sabem o processo de indecisão que eu passei durante quase uma semana para decidir qual eu iria comprar após me deparar com o site e os modelos de bíblia do JesusCopy. Eu estava em dúvida se comprava a Capa do Leão Branco , a do Coração Vermelho ou então da Lettering , lembrando que TODAS são capa dura . E se você quer saber, todas elas tem aquelas folhas no início, como a minha tem (mais sobre  no vídeo abaixo). E se você se encontra, ou se irá se encontrar depois de uns minutos quando for dar uma olhada nas bíblias, no mesmo lugar que eu estava há umas semanas atrás, vou te dar uma colher de chá que foi essencial para que eu me decidisse. Eu me decidi assim que eu vi essa foto no perfil no Facebook

Shampoo e Condicionadores Maravilhosos! #TokBotanico

Olá amores e amoras! Este post será bem rápido, visto que já tenho um vídeo no canal falando melhor sobre estes produtos/marca. Estes são produtos que realmente me impressionaram e me surpreenderam pela qualidade. Os produto os quais estou falando são os condicionadores e shampoos da marca Tok Bothânico! Provavelmente você já deve ter visto esta embalagem em algum lugar perto de sua casa, no supermercado, em um mercadinho, e etc, mas nunca se aventurou a testar.  Pois bem, eu andei um bom período de tempo testando alguns condicionadores e shampoos da marca e obtive uma opinião concreta: são excelentes! E o melhor de tudo é que se encaixam no tópico de produtos que são bons e baratos! Comprei cada um por quatro reais. Obviamente que existe uma variação de preço de região para região, mas por aqui ( Betim, Minas Gerais ❤), a variação é em torno de R$3,00 à R$5,00. Lembrando que em ambos, tanto shampoo e condicionador, vêm 500ml! Isso mesmo! Meio litro!!! Eu s

Inoar- Linha Cachos Online #Resenha

Olá amores e amoras! <3 Hoje teremos um post que eu simplesmente amo fazer e eu sei que vocês amam ler: resenha de produtinhos para cabelo, e hoje em especial, produtos para cabelos cacheados. PS lindo: Este post não é um publieditorial, e mesmo se fosse minhas opiniões sobre o produto continuariam sendo as mais sinceras. Este post pra mim tem um significado enorme pois foram os primeiros produtinhos que eu comprei quando iniciei minha transição capilar, estes foram: o creme de pentear e a gelatina da linha Cachos Online da marca Inoar, uma de minhas favoritas. Esta resenha funcionará da seguinte forma: neste post estará a resenha da gelatina da linha Cachos Online ( pontuando sempre as minhas opiniões, como vocês já estão acostumados) e a segunda parte contendo a resenha do creme de pentear e a gelatina estará no nosso canal o qual deixarei o link aí embaixo​ e recomendo que vocês visitem! <3 Sem mais delongas, vamos a esta resenha, e espero que estejam tão